o-projeto

Quem manda aqui? é um livro sobre política feito com crianças para crianças. Desde a infância, nosso imaginário é povoado por histórias de reis e rainhas, mestras e aprendizes. No dia a dia, as formas de organização política estão em toda parte, da diretora da escola à dona da bola. Mas o que, afinal, faz de um rei um rei? Por que algumas pessoas mandam e outras obedecem, seja nos contos de fadas ou na nossa vida?

Para falar sobre essas formas de controle e poder, contamos com a ajuda de muita gente. Primeiro, 260 colaboradoras apoiaram a produção do livro por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse. Então, foram realizadas seis oficinas com crianças – quatro em São Paulo e duas em Ouro Preto –, onde compartilhamos e experimentamos, de uma maneira bem divertida, noções sobre modos de governar e tomar decisões.

Tudo o que vimos e ouvimos nesses encontros serviu de inspiração para este livro, que ganhou uma edição pela Companhia das Letrinhas e também tem sua versão on-line gratuita disponível para download. Ele não pretende dar respostas, mas convidá-la a pensar. Queremos levar o assunto para dentro de casa e para a sala aula. Para que, juntas, crianças e adultas possam questionar as coisas como são e refletir sobre como elas poderiam ser.

O livro está sob a licença livre CC BY-NC. Isso significa que você pode ler, baixar, imprimir, copiar, modificar e compartilhar seu conteúdo como bem entender 🙂 Só não pode vender ou ganhar dinheiro com ele.

Um aviso

Infelizmente, ser menino ou menina ainda diz muito sobre quanto poder a gente tem. E isso se reflete em nosso jeito de falar. Por isso decidimos não só equilibrar o número de personagens femininas e masculinas, mas pedir uma licença ao português: aqui, o coletivo é usado no feminino. Entenda como uma escolha, não um erro.