oficinas

QUEM MANDA AQUI?

TURMAS: cerca de 20 crianças

IDADE: 5 a 7 anos (embora as dinâmicas tenham sido pensadas para essa faixa-etária, participaram das oficinas do livro crianças de 3 a 10)

DURAÇÃO: 2h30-3h

Dinâmicas


1. ESPECTOGRAMA
Uma linha de fita adesiva é colada no chão. Uma ponta representa o “sim” ou “concordo” e a outra o “não” ou “discordo”. O mediador elabora frases e pede que as crianças se posicionem na linha de acordo com a sua opinião, como se fosse uma régua: quem está em dúvida, fica no meio; quem concorda um pouco, vai mais perto do “concordo” e assim por diante.

• Rosa é cor de menina.
• Eu só vou pra escola porque sou obrigado.
• Se não tiver alguém que manda, tudo vira uma bagunça.
• Sou eu que sei o que é melhor pra mim.

2. QUEM MANDA AQUI?
As crianças são divididas em grupos (um mediador por grupo). A partir de imagens (castelo, casa, cidade, escola, floresta…), discutimos quem manda ali, por que manda, quem decidiu que ele manda, o que essa figura de poder tem direito de fazer, o que acontece quando alguém desobedece. Na sequência, cada criança desenha aquele lugar, pessoa ou o que surgir da discussão.

3. SELEÇÃO DOS DESENHOS
Todos os desenhos são colocados em um grande varal. Vamos escolher quais entram no livro. Para isso, experimentamos formas diferentes de decisão (monarquia, democracia, anarquia):

• Um rei/rainha nomeado pelos oficineiros decide de qual gosta mais. É legal assim? Todos estão satisfeitos? Alguém sugere outra forma de escolher?
• Eleições. Cada criança recebe uma cédula (trabalhamos com formas geométricas, não precisa ser alfabetizada) e vota na urna pelo desenho que quer. Apuramos os votos. E agora, funcionou?
• E se cada um escolhesse o desenho que quiser? Todos escolhem livremente.

4. FINALIZAÇÃO DO LIVRO
Escolhidas as ilustrações, montamos o livro coletivo na hora. Cada criança recebe um certificado de participação.


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DEMOCRACIA BRINCANTE

OBJETIVOS: Discutir e praticar a cidade que queremos.

TURMAS: cerca de 20 crianças

IDADE: 8 a 12 anos (embora as dinâmicas tenham sido pensadas para essa faixa-etária, participaram das oficinas do livro crianças de 7 a 14)

DURAÇÃO: 2h00

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Postits
  • Adesivos
  • Flipchart (ou parede e fita)
  • Canetinhas coloridas
  • Papel A4 (100 fls)

DINÂMICAS

Apresentação

Os meninos se apresentam e dizem qual a coisa que mais gostam de fazer.

Quebra Gelo

O Mestre Mandou iterado algumas vezes entre meninos e maninas

Eu, Prefeito

Pergunta: Vocês sabem o que faz um prefeito?

Cada um escreve a resposta em um postit e depois lêem em voz alta.

Os postits são colados na parede.

Pergunta: Quem é o prefeito da sua cidade? O que ele faz?

Uma breve discussão sobre a diferença entre o prefeito imaginado e o concreto.

Agora peça para as crianças fecharem os olhos e se imaginarem como prefeito da cidade.

Cada criança desenha a si mesma como imaginou.

[[Juntar as mesas em pequenos grupos.]]

A Cidade

Pergunta: Quais são os maiores problemas da cidade?
Cada um escreve três ideias em um postit.

Cada criança desenha a cidade c/ os problemas inclusos

Agrupar em temas; Eleger 3 temas. => Priorização

Cada grupo precisa escrever uma proposta de solução para cada tema e desenha-lo.

Cada grupo precisa escolher um candidato – que vai defender as ideias na campanha.
Caso tenha mais de um candidato no grupo, o grupo vota para escolher.

O Debate eleitoral:

Colocaremos as mesas como se fossem pulpitos em semi-circulo.

-> Cada candidato tem 1 minuto para apresentar suas ideias e desenhos.
-> Cada candidato tem direito a fazer uma pergunta sobre algum dos temas para outro candidato; 1min pergunta; 1 min resposta; 1 min réplica;

-> Os outros eleitores podem fazer perguntas.

Os eleitores escrevem o nome de seu candidato na cédula e colocam na urna.

Faz-se a apuração dos votos.